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Especialista em Pneu

Lorran de Martin | Comercial

DICA DO ESPECIALISTA EM PNEU

Pneu é coisa séria! E mesmo que muitas pessoas pesquisem na internet coisas como “aonde comprar pneu barato”, ou ainda, “pneu em promoção”, você precisa estar sempre atento aos critérios necessários para escolher o melhor pneu para o seu dia a dia de acordo com as suas necessidades e segurança, e não se atentar somente ao preço.

Especialista em Pneu

Lorran de Martin | Comercial

Critérios de pneu que você deve se atentar.

Na hora de escolher o seu pneu, ou ainda o seu kit pneu, existem muitas informações que você precisa se atentar. Pensando isso, fizemos uma lista completa para te ajudar.

Como escolher o pneu ideal para o seu carro

O que é e como escolher o Tamanho do pneu

Existem algumas letras e números no pneu que podem parecer muito estranhos para você. Vamos explicar tudo para que não sobre nenhuma dúvida.

Vamos imaginar agora um pneu 175/65 R14

O número 175/65 R14 no pneu nos revela que o pneu tem 175mm (milímetros) de largura.

O número 175/65 R14 estampado refere-se à altura do pneu em percentual com relação à sua largura.

Neste caso, 65% de altura em um pneu de 175mm é igual a 113,75mm.

A letra R (175/65 R14) no pneu, ao lado do número 14, significa: Radial.

O número 14 (175/65 R14) ao final indica o diâmetro da roda em polegadas.

No caso deste pneu da Continental temos: 225/50 R 17.

Isso quer dizer que o pneu tem 225mm de largura.
Sua altura equivale à 50% da largura do pneu, ou seja, 112,50mm.
É um pneu radial por ter a letra R.
E o diâmetro da roda é de 17 polegadas (aro 17).

Existem também as medidas com “X”, que são expressas em polegadas, exemplo:

Pneu 31x10.5R15.

Diferente da medida convencional, o número 31 indica o diâmetro total do pneu (78,74 cm).
Já o número, 10.5 é a largura da banda de rodagem do pneu (26,67 cm).
O R indica que o pneu é radial e o 15 refere-se ao diâmetro da roda, que também é chamado de diâmetro interno (38,1 cm).

Todas as medidas acima estão em polegadas, tanto o diâmetro como a largura e o aro.
Essas medidas são mais comuns em pneus do tipo AT e MT principalmente no segmento de utilitários e SUVs.

Fizemos uma lista completa dos pneus disponíveis para você na Hipervarejo:

Como escolher o pneu ideal para o seu carro

Lista de Todas as Medidas de Pneus

PNEU ARO 10 PNEU ARO 15 PNEU ARO 16 PNEU ARO 17 PNEU ARO 17.5 PNEU ARO 19 PNEU ARO 20 PNEU ARO 22.5
2.50-10 175/55R15 185/55R16 4.00-17 215/75R17,5 90/100-19 225/35R20 275/70R22,5
3.50-10 175/60R15 195/45R16 195/40R17 235/75R17,5 225/35R19 235/30R20 275/80R22,5
100/90-10 175/65R15 195/50R16 205/40R17 PNEU ARO 18 225/40R19 235/40r20 295/80R22,5
3.00-10 185/55R15 195/55R16 160/60R17 120/100-18 225/45R19 245/35R20 315/80R22,5
PNEU ARO 12 185/60R15 195/60R16 170/60R17 185/35R18 225/55R19 245/40R20 385/65R22,5
155R12 185/65R15 195/75R16 185/35R17 215/35R18 235/35R19 245/45R20 PNEU ARO 24
500R12 195/50R15 205/55R16 205/45R17 215/40R18 235/40R19 245/50R20 14.00R24
90/90-12 195/55R15 205/60R16 205/50R17 215/45R18 235/45R19 255/30R20 14.9-24
80/100-12 195/60R15 205/70R16 205/55R17 215/55R18 235/50R19 255/35R20 305/35r24
PNEU ARO 13 195/65R15 205/75R16 215/45R17 225/40R18 235/55R19 255/40R20 295/35r24
165/70R13 195/70R15 215/45R16 215/50R17 225/45R18 245/35R19 255/45R20 13.00-24
175/60R13 205/50R15 215/55R16 215/55R17 225/50R18 245/40R19 255/50R20 9.5-24
175/70R13 205/60R15 215/60R16 215/60R17 225/55R18 245/45R19 265/45R20 12.4-24
185/70R13 205/65R15 215/65R16 225/45R17 225/60R18 245/55R19 265/50R20
PNEU ARO 14 205/70R15 215/70R16 225/50R17 235/40R18 255/35R19 275/30R20
165/60R14 215/65R15 215/75R16 225/55R17 235/45R18 255/40R19 275/35R20
165/65R14 215/70R15 215/80R16 225/60R17 235/50R18 255/45R19 275/40R20
165/70R14 225/60R15 215/85R16 225/65R17 235/55R18 255/50R19 275/45R20
175/65R14
225/70R15 225/60R16 235/40R17 235/60R18 255/55R19 275/55R20
175/70R14 225/75R15 225/65R16 235/45R17 245/35R18 265/30R19 275/60R20
175/80R14 235/75R15 225/70R16 235/55R17 245/40R18 265/35R19 285/50R20
185/60R14 255/60R15 225/75R16 235/60R17 245/45R18 265/50R19 295/30R20
185/65R14 255/70R15 235/60R16 235/65R17 245/50R18 275/30R19 295/40R20
185/70R14 265/70R15 235/70R16 235/70R17 245/60R18 275/35R19 295/45R20
185R14 275/60R15 235/85R16 245/40R17 255/35R18 275/40R19 305/50R20
195/70R14 295/50R15 245/70R16 245/45R17 255/40R18 275/45R19 315/35R20
195/75R14 31X10.50R15 245/75R16 245/65R17 255/45R18 285/30R19 285/45r20
195R14 32X11.50R15 255/70R16 255/40R17 255/55R18 285/45R19 9.00r20
205/60R14 33X12.50R15 265/70R16 255/45R17 255/60R18 305/30R19 9.00-20
205/70R14 170/80-15 265/75R16 255/65R17 265/35R18 90/90-19 10.00R20
205/75R14 5.60-15 275/60R16 265/65R17 265/60R18 70/100-19 10.00-20
205R14 185/45r15 275/70R16 265/70R17 275/35R18 110/80-19 12.50R20
235/60R14 285/75R16 275/55R17 275/45R18 100/90-19 PNEU ARO 21
245/60R14 305/70r16 275/60R17 285/30R18 110/90-19 2.75-21
80/100-14 315/75R16 35X12.50R17 285/35R18 120/90-19 3.00-21
90/90-14 7.50R16 110/70-17 285/60R18 80/90-21
100/90-14 205R16 110/90-17 33X12.50R18 80/100-21
110/80-14 110/70-16 60/100-17 2.75-18 90/90-21
90/100-14 90/100-16 110/90-17 90/90-18 245/35R21
150/80-16 140/70-17 100/100-18 255/40R21
90/80-16 100/90-17 80/100-18 265/40R21
70/90-16 100/80-17 130/80-18 275/45R21
3.25-16 130/70-17 120/80-18 295/35R21
3.50-16 150/70-17 110/100-18 PNEU ARO 22
7.50-16 120/90-17 120/90-18 255/30r22
120/70-17 140/80-18 275/35R22
160/60-17 120/100-18 305/45R22
180/55-17 4.10-18 11.00R22
190/55-17 4.00-18 285/35R22
130/80-17 110/80-18 265/40R22
150/70-17 100/80-18 285/40R22
70/100-17 100/90-18
100/100-18

O que é e qual a Velocidade do pneu

Ainda usando o mesmo exemplo da imagem do pneu Continental acima, temos depois de “225/50 R 17”, o número 98 e a letra H.

A letra H, por incrível que pareça, representa a velocidade do pneu.

Neste caso, o H é igual a 210Km/h. Portanto, esse pneu pode atingir 210Km/h e manter essa velocidade por longos períodos sem comprometer sua segurança ou ainda desgaste acelerado do pneu.

Abaixo você poderá consultar a nossa tabela completa com as letras que aparecem estampadas nos pneus e seus respectivos significados.

Tabela Completa de Velocidade de Pneus

Código Km/h Código Km/h Código Km/h Código Km/h
A1 5
B 50
L 120
U 200
A2 10 C 60 M 130 H 210
A3 15 D 65 N 140 V 240
A4 20 E 70 P 150 Z mais de 240
A5 25 F 80 Q 160 W 270
A6 30 G 90 R 170 (W) mais de 270
A7 35 J 100 S 180 Y 300
A8 40 K 110 T 190 (Y) mais de 300

Qual o peso máximo que o pneu aguenta ou carga máxima do pneu?

Qual o peso máximo que o pneu aguenta ou carga máxima do pneu?

Vamos lá. Agora iremos falar da carga máxima que o pneu aguenta.

Ainda usando a imagem do pneu Continental acima, o número 98 ao lado da letra H nos diz a respeito do peso (carga) máximo que o pneu suporta.

Nesse caso, o pneu aguenta até 750kg.

Para que você não precise decorar tudo, pois é algo muito difícil até mesmo para os profissionais da área, montamos uma tabela que irá te guiar.

Tabela Completa de Peso de Pneu

Código Kg
Código Kg
Código Kg
Código Kg
Código Kg
Código Kg
60 250 71 345 82 475 93 650 104 900 115 1215
61 257 72 355 83 487 94 670 105 925 116 1250
62 265 73 365 84 500 95 696 106 950 117 1285
63 272 74 375 85 515 96 710 107 975 118 1320
64 280 75 387 86 530 97 730 108 1000 119 1360
65 290 76 400 87 545 98 750 109 1030 120 1400
66 300 77 412 88 560 99 775 110 1060 121 1450
67 307 78 425 89 580 100 800 111 1090 122 1500
68 315 79 437 90 600 101 825 112 1120 123 1550
69 325 80 450 91 615 102 850 113 1150 124 1600
70 335 81 462 92 630 103 875 114 1180 125 1650

O que é o TWI (tread) do pneu

O TWI do pneu são as siglas para treadwear indicator, que é o número indicativo da vida útil do seu pneu.

Na imagem você pode ver um segmento horizontal entre os sulcos do pneu.

Quando este segmento estiver alinhado aos sulcos, ou seja, estiver no mesmo nível que os sulcos, quer dizer que o pneu já está na hora de ser trocado por conta do desgaste.

O que é o TWI (tread) do pneu

O que é o TWI (tread) do pneu

O número de treadwear de um pneu pode variar de 60 até 680, e quanto menor o número indicado no pneu, mais rápido ele irá se desgastar.

Exemplo: Um pneu treadwear 200 irá demorar mais para desgastar do que um pneu treadwear 100.

Na imagem podemos ver que o treadwear do pneu é 240.

“Mesmo que o número de treadwear seja alto, a durabilidade do pneu está intimamente ligada à calibragem, balanceamento, alinhamento e etc.”

Vale notar que, quanto maior o treadwear, mais duro é o pneu. E claro, quanto menor o treadwear, mais macio o pneu será.

Para pneus de passeio em carros populares é interessante a busca por um treadwear maior por conta de sua durabilidade.

Porém, para esportivos que priorizam mais a estabilidade e o conforto, pneus de treadwear mais baixo são mais recomendados por serem macios, garantindo uma melhor aderência ao solo e maior estabilidade nas curvas.

O que é Temperatura do pneu

A temperatura do pneu, ou temperature em inglês, são indicadas pelas letras: A, B e C.

A letra A da temperatura do pneu é a mais alta e a letra C da temperatura do pneu a mais baixa.

A temperatura do pneu que tem a letra A estampada, indica que o pneu consegue dissipar o calor melhor que o pneu de letra B ou C, o que garante que a sua durabilidade seja maior.

Vale lembrar que não estamos falando apenas do calor do terreno, ambiente, asfalto e etc, mas também do calor gerado pela cinética, que é o movimento. Quanto mais rápido o automóvel anda, mais calor será gerado.

O que é Temperatura do pneu

O que é Temperatura do pneu

O que é Tração do pneu

A tração do pneu, ou traction em inglês, é indicada no pneu através de: AA, A, B e C.

“A tração do pneu não está relacionada com a habilidade de realizar curvas”

A nota AA da tração do pneu indica que ele tem ótima aderência em pistas molhadas.

Já a letra C da tração do pneu indica que a aderência em pistas molhadas é menor.

Independente da classificação da tração do pneu, sempre dirija de maneira responsável e segura.

Uma classificação alta da tração do pneu não significa que você esteja imune aos perigos da aquaplanagem. Sempre redobre a sua atenção quando estiver dirigindo em clima chuvoso ou pista molhada.

O que é pneu AT, HT, MT e SUV

Vamos lá!

O AT estampado em alguns pneus significa All Terrain (em português: Todos os Terrenos). Esse tipo de pneu serve para qualquer tipo de terreno. Tem uma ótima durabilidade no asfalto, embora não seja indicado para altas velocidades. Também tem um bom desempenho na terra, como trilhas leves e curtas.

Já o pneu HT é o mais vendido e significa Highway Terrain (em português: Terreno de Estrada). Ele tem boa performance em pistas molhadas e secas, emite poucos ruídos e é totalmente voltado para o asfalto. Não tem tanta performance em outros terrenos, mas é confortável por conta da sua absorção de imperfeições.

O pneu MT é indicado para carros off-road, como pick-ups, caminhonetes e até mesmo carros que transitam no interior e quer dizer Mud Terrain (em português: Terreno de Lama). Esses pneus são um pouco mais pesados e por isso aumentam um pouco o consumo de combustível.

Por último temos o pneu SUV que significa Sport Utility Vehicle (em portugês: Veículo Utilitário Esportivo). Esses pneus são exclusivos para pisa tanto seca como molhada, e recomendados para quem anda por rodovias com veículos utilitários.

Os pneus SUVs são indicados para altas velocidades, mas não para terrenos imperfeitos. Eles são confortáveis, silenciosos e de ótima durabilidade.

O que é pneu AT, HT, MT e SUV

O que é pneu AT, HT, MT e SUV

O que é pneu AT, HT, MT e SUV

Qual a diferença entre pneu M S e pneu de Inverno

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que sim, pneus M S são bem diferentes de pneus de Inverno.

Os pneus M S, Mud Snow (em português: Lama Neve) são muito utilizados na América do Norte e Europa. Esses pneus não foram feitos para que você possa andar na neve, mas é recomendado para quem mora em locais onde existem mudanças rápidas no clima.

Esses pneus foram feitos para oferecer o mínimo de boas condições em terrenos com lama e neve.

Os pneus de inverno têm um cristal de gelo estampado em sua lateral. Eles são feitos com materiais que proporcionam uma borracha bem flexível, mesmo em temperaturas baixas.

Temos de ficar atentos ao fato de que os pneus de inverno, quando utilizados em climas quentes, ficam endurecidos e tem a aderência reduzida para praticamente zero.

Isso não acontece com os pneus M S. Independente do clima, eles não endurecem e muito menos tem a flexibilidade e a aderência comprometidas.

O que são pneus Run Flat

O Pneu Run Flat tem uma particularidade muito especial. Ele pode rodar completamente sem ar por aproximadamente 80km, na velocidade máxima de 80km/h.

A grande diferença é que esses pneus têm os flancos, os ombros e os talões com a estrutura reforçada. Ou seja, quando o pneu fica sem ar pressurizado, o peso do veículo é distribuído nessa estrutura, o que evita o detalonamento, que é quando o pneu sai da roda em pleno movimento.

Uma atenção necessária para quem deseja utilizar esse tipo de pneu, é que o carro precisa ter um sensor de pressão, normalmente não encontrados em carros populares. Este tipo de pneu também precisa ser homologado para cada modelo.

Outro ponto importante é que o veículo precisará que sua suspensão seja adaptada, pois os run flat são mais pesados.

O aro também precisa ser adaptado para essa nova tecnologia. Os pneus run flat não podem ser instalados em rodas comuns.

O que são pneus Run Flat

O que são pneus Run Flat

O que significa TT e TL no pneu

O que significa TT e TL no pneu

TT no pneu significa Tube Tybe. Isso quer dizer que o pneu tem câmara de ar.
Já o TL no pneu significa Tubeless, que é quando o pneu não tem câmara de ar.

Hoje a grande maioria dos pneus são Tubeless. Eles são mais leves, mais seguros, mais baratos e mais resistentes. Sua estrutura é reforçada e te dá tempo para chegar até uma oficina caso ele seja perfurado, diferente dos pneus com câmara de ar que esvaziam de uma vez e compromete severamente a sua segurança.

Como saber a melhor calibragem para o meu pneu

Como saber a melhor calibragem para o meu pneu

Por incrível que pareça, muitas pessoas erram na hora de calibrar o pneu. Cada carro tem suas especificações e a calibragem dos pneus tem algumas variações como:

- Posição do pneu (se ele é dianteiro ou traseiro).

- Carga do veículo (considerando bagagem e passageiros).

A calibragem correta pode ser encontrada em 03 lugares. São eles:

01 - No manual do proprietário.

02 - Selo na parte interna das portas (visível quando abertas).

03 - Para-sol e/ou tampa de combustível.

“Nunca se esqueça de verificar se o estepe
está calibrado para um momento de emergência.”

Atenção! A calibragem dos pneus deve ser feita de 15 em 15 dias.

Normalmente a calibragem é feita de acordo com o terreno. Se você for dirigir por um caminho dificultoso, como aqueles que tem areia ou lama, é interessante colocar um pouco menos de ar pressurizado dentro dos pneus para aumentar a aderência nesse tipo de solo.

Validade do Pneu: O que é e como encontrar

A validade do pneu é um dos pontos mais importantes a serem considerados, e mesmo que seu veículo não rode muito, os pneus precisam sim de serem trocados antes mesmo que eles vençam.

“Pneus com mais de 05 anos de fabricação não devem ser utilizados”.

A fábrica fornece 05 anos de garantia para defeitos de fabricação a partir da emissão da nota fiscal do pneu. Ou seja, você pode comprar um pneu fabricado há 04 anos e a garantia será de 05 anos a partir da compra e não da fabricação.

Para verificar a validade do pneu você terá que olhar ele de lado e seguir os passos abaixo:

O que é o DOT do Pneu

Você encontrará a sigla DOT no pneu, que quer dizer: Department of Transportation, que traduzindo para o português significa, Departamento de Transporte.

A sigla DOT, estampada no pneu, indica que ele segue os padrões estabelecidos nos Estados Unidos.

Seguindo esta linha, existem 04 números ao final do pneu. O primeiro par de números representa a semana em que o pneu foi fabricado. O segundo par de números representa o ano em que o pneu foi fabricado.

Se um pneu tem o número 3518, por exemplo, quer dizer que ele foi fabricado na 35ª semana do ano de 2018.

3518

35 = 35ª Semana

18 = Ano de 2018

Existem outras letras que ficam entre a sigla DOT e os 04 números estampados nos pneus e está tudo explicado neste guia completo feito para você.

Validade do Pneu: O que é e como encontrar

Comprar o KIT Pneu ou apenas um pneu?

Comprar o KIT Pneu ou apenas um pneu?

KIT 4 pneus: por que comprar?

A grande vantagem de você comprar o kit de 4 pneus para a troca, tem a ver com a durabilidade de todo o conjunto e com a eficiência do veículo.

Usar pneus de marcas diferentes é prejudicial para qualquer automóvel, pois cada marca de pneu adota em seus modelos, desenhos, especificações e várias outras características em sua construção.

Se usamos pneus diferentes uns dos outros em qualquer tipo de veículo, é nítido que teremos um automóvel desequilibrado, interferindo em questões importantes como: segurança, desempenho, consumo e desgaste.

KIT 2 pneus: por que comprar?

Se existe o kit pneu que vem com 04 unidades, porque então comprar um kit que vem com apenas 02?

Simples. Existem vários carros onde a medida das rodas dianteiras é diferente das rodas traseiras, logo, é muito mais viável comprar um kit 02 pneus quando é esta a situação.

E claro, o mínimo que devemos fazer nesse caso, é ter pares de tamanhos diferentes (dianteiro e traseiro) mas que seja da mesma marca e modelo, para não comprometermos nenhum dos aspectos importantes já citados no item acima, onde explicamos o porquê do kit 04 pneus.

O que é pneu remold? Vale a pena?

Um pneu remold (ou ainda pneu remoldado) é diferente de um pneu recauchutado ou ainda um pneu recapado.

O pneu remold tem a parte externa totalmente - banda de rodagem e flancos - substituída a quente e a frio. Todas as informações que foram gravadas no pneu pela fabricante são alteradas.

O pneu recapado só atende caminhões ou ônibus. Nesse processo, somente a borracha é substituída.

O pneu recauchutado é quase igual ao pneu recapado, só que o processo é realizado à altas temperaturas.

Nesse processo, somente a borracha da banda de rodagem desgastada é substituída e é utilizada a mesma carcaça do pneu.

Problemas de um pneu remold:

- Precisa ser trocado com baixa quilometragem;

- Tem sua estética comprometida;

- O balanceamento não chega a 100%;

- As laterais ressecam e trincam;

- Mesmo que alinhado, o carro tende a puxar para os lados;

- O pneu pode ser remoldado com um furo na carcaça.

Podemos dizer que um pneu remold é um pneu velho com cara de pneu novo.

“Independente do processo, pneu remold, recapado ou recauchutado, tenha plena certeza que um pneu novo sempre será melhor.”

O que é pneu remold? Vale a pena?

Não podemos apenas pensar em pneus baratos, mas também na segurança que um pneu novo traz. E caso você queira arriscar e resolva escolher um pneu remold, não se esqueça de verificar se ele tem o selo do Inmetro.

Nós da Hipervarejo trabalhamos somente com pneus originais e novos, por um preço próximo a de um pneu remold, o que é extremamente vantajoso para você.

Pneu Novo: A sua melhor opção

Pneu Novo: A sua melhor opção

Indo direto ao ponto, a única desvantagem de um pneu novo é quando você compra o pneu de fonte duvidosa ou ainda de lojas e profissionais que percebem a falta de informação do consumidor, cobrando preços injustos e até mesmo oferecendo pneus inadequados para o cliente.

Quando isso acontece, as pessoas que precisam e querem um pneu novo, podem levar gato por lebre. Nem sempre o pneu mais caro ou o pneu mais barato, será o ideal para você.

É importantíssimo ler o manual do proprietário para se informar do pneu adequado para o seu veículo.

“Evite trocar os pneus com senso de urgência. Sempre que puder, se planeje. Assim você pode pesquisar com mais tempo e até mesmo fazer uma bela economia ao comprar pneus novos em promoção.”

O que são: pneu P, pneu LT, pneu ST e pneu T

Existe um Código Internacional de Classificação dos Pneus e essas letras (P, LT, ST e T) indicam o tipo de pneu.

*Nota importante:

Essa classificação é comum em pneus importados e raramente encontrados em pneus de fabricação nacional.

Pneu P = Passenger Car = Carro comum e de passeio.

Pneu LT = Light Trucker = Caminhonetes e caminhões de pequeno porte.

Pneu ST = Special Trailer = Trailers maiores que são muito comuns fora do Brasil.

Pneu T = Temporary = Temporário, ou seja, o estepe.

O que são: pneu P, pneu LT, pneu ST e pneu T

O que fazer com meu pneu usado e onde descartar

O que fazer com meu pneu usado e onde descartar

Você pode vender os pneus usados para evitar o descarte e a poluição do meio-ambiente.

Ou ainda, pode utilizar da criatividade para dar uma nova vida aos pneus usados, utilizando-os como balanço, mesa e muito mais.

Talvez você não saiba, mas em alguns lugares os pneus usados são utilizados para asfaltar ruas e estradas. Busque se informar se existe essa possibilidade na sua cidade.

As tratadoras que reciclam os pneus usados, fazem a moagem do mesmo e depois utilizam como matéria-prima de solas de sapato, quadras esportivas, tapetes de automóveis e muito mais.

Perguntas Frequentes de Nossos Clientes

Quais as marcas de pneu que a Hipervarejo trabalha?

Pneu Barum | Pneu Continental | Pneu General | Pneu Goodride | Pneu Hankook | Pneu Kumho | Pneu Ling Long | Pneu Rinaldi | Pneu Pirelli | Pneu Technic | Pneu Vikrant | Pneu Xbri | Pneu Windforce | Pneu Laufenn | Pneu Maggion | Pneu Euzkadi | Pneu Semperit | Pneu Viking | Pneu Chengshan | Pneu Metzeler

Quem estabelece os padrões para treadwear, temperatura e tração dos pneus?

A própria fabricante do pneu é quem estabelece os padrões de treadwear do pneu, a temperatura e a tração.

A alteração de aro traz algum problema com a justiça?

As regras referentes à mudanças em rodas e aros estão dispostas no art. 8º da Resolução 292 do CONTRAN.

Acesse o artigo para poder entender corretamente e evitar futuras dores de cabeça.

Pneu de aros maiores e mais largos oferecem uma estabilidade maior?

Não exatamente.

Imagine que você colocou pneus mais largos acreditando que eles dariam mais estabilidade ao seu veículo.

Se você fizer uma curva com esses pneus mais largos, você terá o risco de perder o controle do veículo, pois o excesso de aderência pode não ser compatível com a sua suspensão.

Então o que fazer? Você deve respeitar o limite de diâmetro para que o pneu não raspe na lataria e muito menos no amortecedor. Sempre que puder, utilize a mesma medida de largura do pneu original.

Consulte também o manual do veículo. Algumas fabricantes sugerem até dois tamanhos de pneus diferentes.

E outro ponto importante. Se o pneu é mais largo, logo o pneu é mais pesado. Já tenha em mente que o consumo de combustível poderá ser maior, ainda mais no caso de veículos menos potentes.

O que é pneu radial?

Pneu Radial é diferente de Pneu Diagonal. O Pneu Radial tem os cordonéis feitos de aço e o Pneu Diagonal tem os cordonéis feitos de nylon.

Além disso, ele é mais rígido e tem maior durabilidade, porém suas laterais são mais flexíveis e frágeis. Por isso, você precisa tomar muito cuidado para que as laterais não sofram danos.

O Pneu Radial normalmente é Tubeless, ou seja, não tem câmara de ar.

Colocar pneu mais estreito faz o veículo ficar mais econômico?

Não necessariamente, pois você pode comprometer a estabilidade do veículo.

Consulte sempre o manual antes de comprar pneus de largura e altura diferentes dos indicados pelas montadoras.

O “Kit 2 pneus” cobra um frete só?

Sim. O “kit 2 pneus” cobra apenas um frete.

Os Kits vem com 4 ou 5 pneus?

O kit pode ter 02 ou 04 pneus mas não 05.

Os pneus vêm com selo do Inmetro?

Sim, todos os pneus da Hipervarejo têm o selo do Inmetro.

Eu preciso comprar os bicos?

Não.

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